fbpx
glasses, book, phone-1052023.jpg

10 dicas para aumentar o tempo de vida da bateria do telemóvel

A maioria compra um telemóvel que pretende que seja durável e cada vez mais compram um telemóvel que seja um smartphone, ou seja um quase substituto a um computador! Assim cada um vai fazendo o esforço para escolher o melhor negócio possível, mas depois de fazer aquela que achou a melhor compra, também faz por fazê-la durar?

Ficam aqui 10 dicas para rentabilizar a sua bateria, fazendo o seu telemóvel durar mais tempo.

1 – Não carregue o telemóvel durante a noite

Parece boa ideia acordar e ter o telemóvel com 100% de carga mas não é boa prática, tem um efeito terrível na saúde da bateria do seu Smartphone. Assim para evitar esta situação antes de ir dormir deixe o telemóvel a carregar e retire-o da carga antes de dormir.

2 – Não use um carregador rápido com frequência

Se o telemóvel tem suporta carregamento rápido, temos a vantagem de o carregar rapidamente. No entanto quando usamos este tipo de carregamento o Smartphone fica quente. As baterias de íon de lítio não se dão bem com o sobreaquecimento isso diminui substancialmente o seu tempo de vida útil. O ponto ideal de carregar o seu Smartphone é a 18W ou menos, por isso carregue rápido apenas se estiver com pressa.

3 – Não use o seu Smartphone enquanto ele estiver a carregar

É uma prática comum mas ficamos com o problema da temperatura, ele aquece e não é bom para a bateria. Ler uma mensagem, ver uma notificação é tranquilo mas não o uso para tarefas mais pesadas como vídeo, navegar nas redes socias ou jogar.

4 – Mantenha o Smartphone com cargas entre 30 a 70%

Se deseja aumentar a vida útil da bateria do seu Smartphone exponencialmente não deve nem descarregar totalmente a bateria nem carregar totalmente, deve sim mantê-la entre os 30 e os 70% esse é o ponto ideal para as baterias de íon de lítio.

5 – não use o seu Smartphone se estiver muito quente ou frio

Se a temperatura ambiente estiver muito quente ou muito fria, evite usar o Smartphone. As baterias de íon de lítio não apreciam temperaturas muito baixas ou muito quentes.

6 – Quando a conectividade é bastante reduzida ligue o modo de Avião

Em algumas zonas a conectividade é muito má, para evitar drenagem brusca de bateria nestes casos ligue o modo de avião, caso contrário a busca constante por rede drena a bateria e diminui a vida útil da bateria a longo prazo.

7 – Use sempre carregadores originais

O carregador do telemóvel deve ser o original, e deve evitar carregadores de isqueiro. Se os usar tente usar uma marca com nome, não uma treta qualquer. De salientar que o mesmo se deve aplicar ao cabo, não use um cabo qualquer, use cabos de boa qualidade.

8 – Limite as aplicações de fundo

O uso de muitas aplicações em segundo plano diminui o tempo e a vida útil da bateria. Portanto deve evitar aplicações em execução de segundo plano, existe opção de não permitir que corram em segundo plano.

9 – Quando não estiver a usar desligue a rede de dados

De forma a aumentar a vida útil da bateria do Smartphone deve desligar os serviços 3G, 4G ou 5G enquanto não os tiver a usar.

10 – Usar taxas de atualização mais baixas

Se o seu Smartphone tiver a opção de alternar a taxa de atualização do ecrã de 60 a 144 Hz para melhorar o tempo de vida útil da bateria deve limitar a taxa de atualização nos 60 Hz.

Que achou destas dicas, já as conhecia? Não se preocupa pois está sempre a comprar o último grito do mercado? Deixe a sua opinião nos comentários.

Partilhe este conteúdo

2 comentários em “10 dicas para aumentar o tempo de vida da bateria do telemóvel”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.