fbpx
wifi, access, internet-158401.jpg

Deseje bom Natal, Pascoa e outros usando o Wifi!

Este artigo está pensado mais para estabelecimentos e vai nele ser exposto como pode usar o Wifi para ser simpático com os seus clientes.

No Agora a maioria dos estabelecimentos disponibiliza o serviço Wifi, mas faz sem pensar e planear. Disponibiliza e pronto!

Muitas vezes tempo é perdido porque a palavra-chave (senha) do WiFi não está em local visível, sendo o funcionário questionado e ter que perder o tempo em dar.

Então ter a senha visível em todo o estabelecimento é boa prática e evita perdas de tempo.

Um boa forma de fazer isso no agora é usar a tecnologia de código QR para ser mais fácil de introduzir a senha no dispositivo. Para fazermos isso podemos ser ajudados pelo nosso próprio telemóvel pois a maioria dos dispositivos mais recentes disponibilizam um código QR para partilharmos com quem quisermos. Basta ficamos a tocar no icon de Wifi e depois tocamos no Wifi que estamos ligados e o dispositivo mostra um código QR com o objetivo de o partilharmos com alguém. Neste caso como o objetivo é criar uma folha para colocar na parede temos que fazer uma impressão de ecrã (screenshoot) para obtermos uma imagem para depois colocarmos numa folha e mais tarde na parede visível a todos.

E sendo simplista já está, o código QR colocado na parede, basta então apontar a camera do telemóvel e o código QR é lido e rapidamente estamos ligados.

Mas podemos ir mais longe. Podemos usar a rede Wifi do estabelecimento para interagirmos com o cliente ao longo do ano, como por exemplo desejar um bom natal, boa pascoa ou dar uma mensagem qualquer num dia especial.

Vamos tentar planear um Ciclo Solar localizado, ou seja 1 ano numa zona em que nos feriados as palavras passe e/ou nome do SSID mudam e assim interagimos com o cliente.

Como obter os Feriados?

Perguntando a um motor de busca através de qualquer navegador. Não importa qual navegador nem qual motor de busca. Interessa é fazer a pesquisa e ficar com os feriados do Ano, e querendo ir além dos principais algum específico da Zona.

Vou usar como exemplo, este ano e Matosinhos.

Então depois da busca…

As minhas origens vão ser Calendário-365 e cal365.

E como são dados significativos porque não usar uma folha de calculo. Vou usar a da Google neste exemplo. Pode ser usada em vários sistemas por navegador e até mesmo existe Aplicação Android.

E recolhendo os dados da pesquisa e a usar a folha de calculo, obtemos algo como na imagem:

Como interessa brincar com matemática a folha de calculo ajuda, então vamos contabilizar os que importa, filtrando os dados (+-=0, e chegamos onde queremos), queremos também saber o ciclo do feriado e saber excepções, quando coloquei 2xDiário, pensei em duas brincadeiras, dia anterior lembrar, no Agora Desejar, na excepção como o Natal, o ciclo mensal pode ser um pouco mais, ou seja desde o ínicio que, ao pensar no ciclo de desejo se decorou o meio. Nas excepções e interesse vou dar negrito.

Contabilizando o que preciso fico com a totalidade para poder gerir as tarefas. Fiquei com uma por ciclo lunar, 13.

Reparem na imagem como ficou:

Feriados em Matosinhos e o ciclo.

Então fico com 13 tarefas no Ciclo Solar, uma por cada Lunar.

Agora que tenho a informação organizada consigo gerir melhor. E lembrando as brincadeiras fico com duas excepções, as brincadeiras, totalizando 15 tarefas.

E coloquei as excepções com 2, ficando a folha de calculo com calculo exacto do número de tarefas.

Reparem na imagem:

Selecionando os feriados que vou usar.

Como executar as tarefas?

As tarefas são sempre iguais depois de aprendermos como mudar a informação. Assim vamos precisar de:

  1. Endereço do nosso Router WiFi. Este equipamento é responsável por fornecer a rede sem fios no meio. Para comunicarmos com ele e modificar-mos definições precisamos do seu endereço, será um IP local, como por exemplo 198.168.0.1, assim coloco no navegador o protocolo que quero mais o endereço e fica http://192.168.0.1 (com endereço correcto e a usar um navegador uma página a pedir um utilizador e uma senha para a administração serão pedidos).
  2. Ter ou obter o utilizador e a palavra-passe (senha) de administração do nosso Router. Esta informação pode ser obtida de várias formas e tem relatividade pois cada fabricante e operadora têm práticas próprias. Pedir informação à operadora se não tiver etiqueta no Router mas na Web existe a informação disponível também.
  3. Tendo então acesso à administração o que importa é onde esta localizada a parte de configuração WiFi e mudar a primeira vez o SSID para o nome do estabelecimento. A palavra-passe vai ser a tarefa cíclica, mas podemos também brincar com SSID para público externo ao estabelecimento. Neste exemplo apenas mostro Páscoa e Natal servindo de guia para o criativo. Então ficamos com o conhecimento necessário para executar esta tarefa, mas vamos usar mais tecnologia para apoio durante o ciclo.

Atenção

A tarefa anterior pode por norma ser executada de forma local com qualquer equipamento que tenha um navegador. Contudo existem Routers que por uma questão de mais segurança só permitem acesso por ligação de cabo, WiFi qualquer um pode tentar asneiras, cabo fica mais complexo.

Continuando

Podemos usar a própria folha de calculo para guardar as palavras-passe de cada feriado. Tendencialmente ela será o desejo, casa+desejo ou brincadeira. E também as datas em que iniciamos o ciclo do desejo, pois normalmente é antes de acontecer que se deseja claro que existem excepções normalmente as do Agora.

Calendário, uma das ferramentas do tempo

Agora ao fazemos recurso da ferramenta calendário, temos que ir ás datas do início de ciclo e colocar uma notificação para quando a tarefa deve ser executada. Neste exemplo vou mostrar o uso da ferramenta calendário da Google que ela própria já coloca feriados, nascer e anoitecer, e outras informações desejadas.

Mas para o caso e já tendo as datas de ínicio de ciclo do desejo vou criar notificações (lembretes) para as datas de modificação da palavra-chave podendo até deixar logo a informação a mudar (a palavra-chave).

Reparei que próximo feriado tem uma excepção Dia da Liberdade o estabelecimento está fechado! Obriga a duas tarefas! Deixar SSID no dia e mudar para normal no dia seguinte. Quem procurar pela rede do estabelecimento receberá texto que mostro na imagem de exemplo:

E assim o estabelecimento interage com quem o procurou de forma simpática mesmo lá não estando.

E agora novo lembrete com SSID e palavra-chave, normais. Temos sempre o normal e o especial, é hora de passar para normal e para não esquecer, lembrete no calendário.

E apesar de usar o S Planner como ferramenta de calendário as outras são similares, este veio com a máquina e sincroniza bem com o da Google que uso.

No planeamento com o Designer faz-se logo todas as etiquetas e vamos mudando as etiquetas.

Nunca esquecer então:

  • Usar bem calendário, se lembrado e não der Agora, adiar nunca anular ou pode esquecer;
  • Mudar SSID e/ou palavra-chave
  • Mudar etiqueta

Com isto organizado que demora pouco mais de uma hora, temos o ciclo anual fácil de trabalhar e mostraremos simpatia aos nossos amigos e clientes.

Partilho aqui a folha de calculo que fiz para quem quiser fazer uso e ter menos trabalho, e ao acrescentar o que falta descobri mais uma tarefa! 16.

Finalizando…

Assim depois de termos a nossas folhas organizadas para um ano e as notificações no calendário do telemóvel, podemos usar no ano seguinte.

É um bocado trabalhoso no inicio mas depois de ter tudo pronto é um gesto diferente e podemos sempre jogar com a combinação da senha e do SSID. Se não entendeu bem a ideia talvez depois de descarregar a folha de calculo fique com melhor precessão.

Este artigo tinha sido publicado no PacemTech em 2018 e revisto agora em 2021.

E pronto com esta ideia conseguimos ter um ciclo anual em que mudamos as palavras passe nos feriados de modo a deixar uma mensagem ao cliente, por exemplo aqui por Matosinhos e no sr. de Matosinhos se até fecha, pode colocar o SSID com a mensagem de “O estabelecimento deseja-lhe um bom Sr. de Matosinhos” e se eventualmente desejar ainda coloca a senha para algo que ninguém tem, e assim no feriado deseja com simpatia e não disponibiliza o Wifi. A escolha é sua tem muitas combinações possíveis com SSID e senha.

Ame os seus clientes e amigos. Seja original. Já viu algum estabelecimento com esta iniciativa?

Se reparar em algum erro ou acha que falta acrescentar algo manifeste-se.

Espero que este artigo lhe seja útil e o seu testemunho através de um comentário já é suficiente para agradecer.

Carpe nunc

Partilhe este conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.