fbpx

Endereços estranhos? Cuidados a ter. Aprender a ler endereços

Esta semana a minha prima disse-me que tinha apanhado vírus no telemóvel. E a grande desconfiança é que tocou num endereço estranho que lhe apareceu numa mensagem. Pois! Muito cuidado com endereços estranhos! Mas como nem tudo são endereços manhosos, neste artigo vou tentar esclarecer como ler o endereço e ficar com uma noção se é perigoso ou não, de qualquer maneira na dúvida já sabe, não arrisque e não visite.

Como ler o endereço?

O endereço está constituído pelo domínio e seu TLD (que é isto! do inglês Top Level Domain, ou seja o domínio de topo) e depois alem disso ainda tem a parte da identificação da página que pode ter pastas ou não.

Vamos por exemplo pegar num endereço de exemplo, https://subdominio.lurida.pt/pagina-de-exemplo&indicador1&indicador2, devemos identificar onde esta o primeiro ponto(.) e ai teremos o domínio de topo na direita que será o pt, na esquerda teremos o domínio principal do site e na esquerda do ponto a seguir teremos o subdomínio, na direita do domínio de topo temos seguido de / a identificação da página e podemos ter outros indicadores que estarão separados de & como indica o exemplo.

Como por norma o domínio principal identifica a marca se tivermos por exemplo https://vm.tiktok.com será um domínio válido pois conhecemos o tiktok como domínio principal, com como domínio top e vm como subdomínio, mas se por exemplo logo no domínio tivermos caracteres estranhos é logo de suspeitar como por exemplo https://jkfhdf.vm.

Assim aprendemos a identificar o domínio de topo, o domínio principal e o subdomínio e lembre-se o domínio principal normalmente representa a marca por isso facilmente conseguimos perceber que por exemplo https://super-bock.pt será um domínio válido mas não quer dizer que exista 😉

Os endereços curtos!

Se o endereço for curto, pois existem sites de encurtamento de endereços não temos como saber se o endereço é perigoso ou não, nesse caso não arrisque.

Seja prudente, tenha cuidado

Ter cuidado não significa ter medo absoluto e nunca visitar o que nos pretendem transmitir, e temos sempre a hipótese de antes de tocar no endereço perguntar à pessoa que nos enviou o que é. Se eventualmente ela não souber é quase de certeza vírus pois esses malandros também se propagam por mensagem e enviam-se para todos os endereços da nossa lista de contatos.

Partilhe este conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.