fbpx
retro, 8bit, 1980's-4728778.jpg

Obsolescência programada: Sabia que muita coisa está programada para um limite de uso?

Sabia que muita coisa está programada para um limite de uso?


Esta ferramenta do capitalismo foi durante muito tempo um mito. Nos dias que correm sabemos que é uma realidade e não é de agora!
Contudo não quer dizer que ela seja usada por todas as marcas. Certamente que em muitas marcas encontra produtos que durem e as estratégias passam agora muitas vezes não por colocar um produto danificado de forma programada mas sim torná-lo obsoleto.

Isso nos produtos tecnológicos é o mais comum. Houve no entanto marcas que em atualizações colocaram os seus produtos mais lentos aliciando ao produto mais recente e essa prática levantou algum receio nos consumidores em fazer atualizações. É no entanto boa prática fazer atualizações pois às vezes existem falhas que são corrigidas deixando o nosso produto mais fiável. Mas infelizmente nem sempre acontece e então é boa prática pesquisar o que é que a atualização traz de novo.

E não pense que este tema é novidade pois existe uma lâmpada que durou mais de cem anos e não sei se ainda dura à data deste artigo e se compararmos com a vulgar lâmpada a resistência está pensada para durar um número certo de utilizações e essa dura em média dois anos. Grande diferença não?
Segundo se pensa a lâmpada foi dos primeiros produtos a ter obsolescência programada.

Nos tempos que correm imensos produtos estão pensados para ficarem obsoletos rapidamente, pois é preciso dar espaço a novas tecnologias. Para quando a sociedade sustentável e menos capitalista?

Partilhe este conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.