Sabia que muita coisa está programada para um limite de uso?
Esta ferramenta do capitalismo foi durante muito tempo um mito. Nos dias que correm sabemos que é uma realidade e não é de agora!
Contudo não quer dizer que ela seja usada por todas as marcas. Certamente que em muitas marcas encontra produtos que durem e as estratégias passam agora muitas vezes não por colocar um produto danificado de forma programada mas sim torná-lo obsoleto.
Isso nos produtos tecnológicos é o mais comum. Houve no entanto marcas que em atualizações colocaram os seus produtos mais lentos aliciando ao produto mais recente e essa prática levantou algum receio nos consumidores em fazer atualizações. É no entanto boa prática fazer atualizações pois às vezes existem falhas que são corrigidas deixando o nosso produto mais fiável. Mas infelizmente nem sempre acontece e então é boa prática pesquisar o que é que a atualização traz de novo.
E não pense que este tema é novidade pois existe uma lâmpada que durou mais de cem anos e não sei se ainda dura à data deste artigo e se compararmos com a vulgar lâmpada a resistência está pensada para durar um número certo de utilizações e essa dura em média dois anos. Grande diferença não?
Segundo se pensa a lâmpada foi dos primeiros produtos a ter obsolescência programada.
Nos tempos que correm imensos produtos estão pensados para ficarem obsoletos rapidamente, pois é preciso dar espaço a novas tecnologias. Para quando a sociedade sustentável e menos capitalista?